Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

domingo, junho 07, 2009

TI eficiente com virtualização e thin clients

Nos últimos anos, a indústria de TI vem investindo na construção de sistemas que possam atender as crescentes demandas de serviços de forma eficiente e com baixo custo de propriedade e gerenciamento e alto retorno sobre o investimento para atender as expectativas do negócio.

Com um mundo cada vez mais conectado e com a crescente quantidade de serviços ofertados na Internet através modalidade Cloud Computing, é comum que em ambientes de data centers, a adição de novos servidores para comportar os novos serviços ou aumento de demanda para serviços existentes seja constante. Assim, as empresas que mantêm seus ambientes de TI enfrentam problemas para conter o crescimento dos custos e complexidade dos ambientes ao ponto que buscam atender a demanda requisitada.

A utilização de tecnologias de virtualização de servidores auxilia na redução do número de servidores físicos, contribuíndo assim para uma simplificação da infraestrutura, redução da área total ocupada, calor gerado e consumo de energia com alimentação dos próprios servidores físicos e sistemas de refrigeração bem como da quantidade de técnicos necessários para gerenciar o ambiente.

A virtualização também propicia uma infraestrutura mais flexível, sendo possível provisionar novos ou remover servidores virtuais existentes a qualquer momento, diminuindo drasticamente o tempo necessário para disponibilizar um novo sistema em produção ou simplesmente desativar um sistema antigo.

Nesta mesma linha, a tecnologia de thin clients proporciona os benefícios da virtualização e simplificação da estação de trabalho utilizada pelo usuário final. Com seu baixo consumo de energia, ausência de disco e sistema operacional local, os thin clientes reduzem drasticamente os chamados de suporte e permitem investimentos mais direcionados a uma TI flexível e que atenda as demandas crescentes do negócio, sem adicionar custos e complexidade excessiva.

No mercado nacional, existem ofertas de servidores com alto nível de eficiência energética e com excelente relação custo/desempenho. Os thin clients estão disponíveis para as mais diferentes aplicações, consumindo em média apenas 10% do consumo de um computador para uso de funções básicas de escritórios.

No que diz respeito as plataformas de virtualização com suporte comercial, as mais comuns no mercado nacional são equivalentes, tendo apenas o seu valor como principal diferencial. Há também as excelentes plataformas de virtualização abertas, que inclusive servem como base para plataformas comerciais.

Nos próximos posts, apresentarei números sobre implementações da combinações de tecnologias de virtualização e thin clientes em ambientes reais para que possam ver como estas tecnologias podem lhes auxiliar na prática para uma TI mais eficiente e dinâmica.

Nenhum comentário: