Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

domingo, junho 28, 2009

Google Docs agora tem um Linear Solver

O Google lançou uma nova feature no Google Docs, um Linear Solver para problemas de Otimização Linear. A utilização é muito simples, basta construír uma planilha com os dados, entrar com a função objetivo desejada (maximizar ou minimizar) e ir ao menu Tools e em seguida Solve.

A cada dia que passa, o Google Docs apresentam mais funcionalidades úteis as tarefas do dia-a-dia. Seria bom ver nas próximas semanas melhorias no Solver para atender a outras áreas da otimização.

quarta-feira, junho 24, 2009

Bloqueio de chamdas a cobrar no Asterisk

Está disponível um patch para o Asterisk e LibPRI que permite o bloquei seletivo de chamadas a cobrar em links PRI (ISDN). Há bastante tempo que a comunidade esperava por este recurso tão útil aqui no Brasil.

Para utilizar o recurso, basta instalar uma versão da LibPRI e Asterisk com o recurso incluído e adequar o plano de discagem para tratar as chamdas que chegam com o identificador de chamadas a cobrar ativo (através de uma variável no plano de discagem).

Para maiores detalhes sobre como instalar esta versão da LibPRI e Asterisk, visite 13760

quinta-feira, junho 18, 2009

LocaWeb - Serviços de que mesmo?

Passei todo o dia hoje tentando fazer algums mudanças de informações de DNS em um plano de hosting Profissional junto a LocaWeb sem sucesso.

Essa telinha ao lado foi minha companheira durante todo o dia por conta dos constantes erros que o Painel de Controle apresentava para criar um novo domínio, alterar registros MX, SRV, CNAME e A.

Depois de quase seis horas tentando e tentando novamente, desisti de tentar realizar a atividade de disponibilização de mais um domínio no hosting web contratado.

Hoje, além deste serviço de hosting web, também gerencio na LocaWeb um serviço de servidor dedicado, o qual também passei por vários problemas e ainda tenho algumas pendências em aberto (configrar regra no Firewall para permitir tráfego em uma dada porta TCP para um dos IP's do servidor).

Neste momento, estou a procura de um datacenter de verdade, preferêncialmente no Brasil, que possa hospedar web e aplicações privadas em um ambiente seguro, com um suporte que funcione, flexível, disponibilidade e provacidade e com preços justos.

Se alguém conhece algo que atenda estas caracterísicas, gostaria de indicações com casos reais. Não estou aqui a procura de hostings de US$ 9.90/mês, mas sim hostings confiáveis para empresas.

domingo, junho 14, 2009

Quantas Cyberwars estão sendo travadas hoje?

Nos últimos anos, as notícias sobre pragas digitais (vírus, worms, spams, botnets) estiveram sempre presentes na mídia tradicional. Recentemente, o episódio do Confircker recebeu atenção especial nas emissoras nacionais.

Apesar de toda esta cobertura para estas ameaças 'simples', outras ameaças bem mais complexas e perigosas se desenrolam na Internet. Com os mais diversos interesses, os governos de diversos países utilizam a Internet para devassar a vida das pessoas (não importando suas nacionalidades) usando como desculpa a defesa da soberania e segurança nacional.

Recentemente, os EUA divulgaram que responderá de forma tracional a ataques realizados no campo de batalha digital. De certa forma, isto foi uma forma encontrada por aquele governo para tentar intimidar seus agressores através de seu poder militar tradicional, uma vez que não consegue vencer a guerra digital.

OTAN, EUA e China possuem programas dentro de suas forças militares especificamente para lidar com guerras digitais. É comum encontrar campanhas na Internet patrocinadas pelos governos recrutando talentos para lutarem neste novo front.

O crescimento das botnet's é assustador. Em abril/2009 a Finjan rastreou uma rede controlada da Ucrânia que já possuia mais de 1.900.000 computadores de diversas partes do mundo. Os computadores controlados pela botnet incluíam além de máquinas domésticas e coorporativas, um elevado número de sistemas em redes dos governos.

Para as empresas, manter seus sistemas conectados a Internet é essencial, mas a cada dia torna-se mais caro e arriscado, sendo necessário um bom investimento em governaça da segurança da informação, bem como em sistemas que auxiliem na proteção dos sistemas conectados e a sensibilização dos seus funcionários.

domingo, junho 07, 2009

TI eficiente com virtualização e thin clients

Nos últimos anos, a indústria de TI vem investindo na construção de sistemas que possam atender as crescentes demandas de serviços de forma eficiente e com baixo custo de propriedade e gerenciamento e alto retorno sobre o investimento para atender as expectativas do negócio.

Com um mundo cada vez mais conectado e com a crescente quantidade de serviços ofertados na Internet através modalidade Cloud Computing, é comum que em ambientes de data centers, a adição de novos servidores para comportar os novos serviços ou aumento de demanda para serviços existentes seja constante. Assim, as empresas que mantêm seus ambientes de TI enfrentam problemas para conter o crescimento dos custos e complexidade dos ambientes ao ponto que buscam atender a demanda requisitada.

A utilização de tecnologias de virtualização de servidores auxilia na redução do número de servidores físicos, contribuíndo assim para uma simplificação da infraestrutura, redução da área total ocupada, calor gerado e consumo de energia com alimentação dos próprios servidores físicos e sistemas de refrigeração bem como da quantidade de técnicos necessários para gerenciar o ambiente.

A virtualização também propicia uma infraestrutura mais flexível, sendo possível provisionar novos ou remover servidores virtuais existentes a qualquer momento, diminuindo drasticamente o tempo necessário para disponibilizar um novo sistema em produção ou simplesmente desativar um sistema antigo.

Nesta mesma linha, a tecnologia de thin clients proporciona os benefícios da virtualização e simplificação da estação de trabalho utilizada pelo usuário final. Com seu baixo consumo de energia, ausência de disco e sistema operacional local, os thin clientes reduzem drasticamente os chamados de suporte e permitem investimentos mais direcionados a uma TI flexível e que atenda as demandas crescentes do negócio, sem adicionar custos e complexidade excessiva.

No mercado nacional, existem ofertas de servidores com alto nível de eficiência energética e com excelente relação custo/desempenho. Os thin clients estão disponíveis para as mais diferentes aplicações, consumindo em média apenas 10% do consumo de um computador para uso de funções básicas de escritórios.

No que diz respeito as plataformas de virtualização com suporte comercial, as mais comuns no mercado nacional são equivalentes, tendo apenas o seu valor como principal diferencial. Há também as excelentes plataformas de virtualização abertas, que inclusive servem como base para plataformas comerciais.

Nos próximos posts, apresentarei números sobre implementações da combinações de tecnologias de virtualização e thin clientes em ambientes reais para que possam ver como estas tecnologias podem lhes auxiliar na prática para uma TI mais eficiente e dinâmica.

quinta-feira, junho 04, 2009

Instale o Moonlight e os codecs do Silverlight no Debian Lenny

Se você já passou pela chateação de acessar sites feitos em Silverlight através do GNU/Linux, este post é para você! O Silverlight é um plugin para browsers (inicialmente apenas Internet Explorer) programável desenvolvido pela Microsoft e liberado em outubro de 2008.

O time de desenvolvimento do Mono criou um projeto chamado Moonlight que permite que conteúdos desenvolvidos para Silverlight sejam exibidos em outros sistemas operacionais que não os da Microsoft.

Instalando o Moonlight

Para instalar o Moonlight, certifique-se de ter lido o artigo Otimização o Debian Lenny com novos repositórios postado aqui anteriormente.

Abra o Synaptic (Sistema -> Administração -> Synaptic), clique no ícone Procurar e digite moonlight e clique no botão Procurar. Marque o pacote moonlight para instalação. Volte ao ícone Procurar e digite agora libmoon0, clicando no botão Procurar em seguida e marcando também este pacote para instalação. Clique no ícone Aplicar, aceite as dependências e aguarde o download concluir, bem como a instalação dos pacotes.

Instalando os codecs do Silverlight

Para instalar os codecs do Silverlight, teremos duas alternativas, a instalação através de um acesso a site que dispare a instalação dos mesmos ou a instalação manual, caso a primeira falhe.

Instalação automática

Entre no site Server Quest, quando solicitado da instalação do Media Pack, siga os passos apresentados na tela. Se uma mensagem for apresentada informando que não foi possível realizar a instalação dos codecs com sucesso, siga as instruções da instalação manual abaixo.

Instalação manual

Baixe o Media Pack (x86, x86_64) e salve-o no diretório ${HOME}/.mozilla/plugins/moonlight. Reinicie o Firefox e volte a acessar o site indicado anteriormente, conteúdo deve carregar completamente agora.

Após estes simples passos, você poderá acessar sites cujo o conteúdo é desenvolvido usando Silverlight através de sua estação GNU/Linux.

quarta-feira, junho 03, 2009

Ofertas exlusivas para Twitters

Se você é um usuário do serviço Twitter, você já deve ter se perguntado a quem seguir certo? Pois bem, eu também já passei por esta situação, onde aparece todo tipo de gente me seguindo, e como cortesia, é comum seguirmos quem nos segue.

Os sites de e-comerce já descobriram o poder que o Twitter tem e estão muito presentes nesta rede com excelentes ofertas para os Twitters que não estão disponíveis para os visitantes regulares de seus sites.

Se você não sabe que sites de e-comerce seguir para conseguir descontos e promoções para compras online, eis aqui a lista dos principais que eu sigo:

Nokia Brasil
Submarino
Dell no Brasil
Americanas.com
Wal-Mart
CompraFácil.com
Ibyte Computadores
Computer Store

Aproveitem que vão adicionar estes Twitters e me sigam também no Twitter ou assinem o feed do meu blog para ficarem atualizados com os novos posts aqui. Tem conta no Google? Então siga meu blog clicando no botão Seguir no painel lateral em Seguidores.