Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

quarta-feira, abril 29, 2009

Otimizando o Debian Lenny com novos repositórios

Lançado no dia 14 de Fevereiro de 2009, o Debian Lenny (5.0.0) passou por 22 meses de desenvolvimento ativo pela comunidade Debian. No dia 11 de Abril, foi lançada um update (5.0.1) para o Lenny, contendo diversas melhorias e atualizações de softwares (Debian Lenny Release Information).

Existem alguns pacotes que na data de lançamento, já estavam 'ultrapassados', havendo novas versões estáveis disponíveis, como GNOME, KDE e OpenOffice.org. Estes pacotes dificilmente migrarão para versões mais recentes em um curto intervalo de tempo devido ao conjunto de dependências desta release.

Existe um projeto chamado backports que disponibiliza versões mais atualizadas e compatíveis de pacotes e é com este projeto que estarei apresentando passos simples para atualizar alguns pacotes de software do seu sistema Lenny para um maior conforto e usabilidade.

Para passar a usar o backports, é simples, basta adicionar um novo repositório no Synaptic ou uma linha diretamente no seu arquivo de configuração de repositórios. Além do backports, é importante ter o repositório security, volatile e debian-multimedia ativos, principalmente em computadores pessoais.

Para adicionar novos repositórios, abra o Synaptic (Sistema -> Administração -> Gerenciador de Pacotes Synaptic) e em seguida vá ao menu Configurações e então Repositórios. Na guia Software de Terceiros, adicione novas entradas para os repostórios indicados nas imagens abaixo:





Feito isso, clique no botão Recarregar na tela principal do Synaptic para que a lista de pacotes dos novos repositórios seja carregada para o cache local. Em seguida, instale os pacotes que contém as chaves para verificar a integridade dos pacotes: debian-archive-keyring, debian-multimedia-keyring, debian-backports-keyring.

Para que não receba mensagens informando que os pacotes não são confiáveis ou sua autenticidade não foi comprovada, clique mais uma vez no botão Recarregar e os pacotes poderão ser verificados com as chaves instaladas através dos pacotes informados anteriormente.

Para que os pacotes mais recentes do repositório backports possa prevalecer aos pacotes do repositório padrão, vá ao menu Configurações, em seguida Preferências e selecione a guia Distribuição. Marque a opção "Preferir versões de lenny-backports", aplicando a preferência em seguida.

Se você chegou até aqui com sucesso, clique mais uma vez em Recarregar, seguido de Marcar Todas as Atualizações e finalmente em Aplicar. O Synaptic fará o download das atualizações disponíveis e instalará estes novos pacotes no sistema.

Para saber quais pacotes estão disponíveis no backports, viste o site do projeto, onde poderá conferir a lista completa de pacotes e suas versões disponíveis.

Nenhum comentário: