Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

quinta-feira, junho 10, 2010

Segurança em seu smartphone

Nos últimos meses, ouvi diversos relatos de pessoas próximas que tiveram seus telefones celulares e smartphones roubados, uma ocorrência comum nos dias de hoje, devido a incompetência do estado e seus mecanismos legais para barrar a criminalidade.

Em todos os relatos, havia algo em comum que me preocupava: nenhum dos telefones e smartphones estavam com medidas de segurança ativas, de forma a proteger o conteúdo do dispositivo de usos não autorizados.



A grande maioria dos telefones e smartphones modernos possuem recursos de segurança que podem limitar os danos em caso de perda ou roubo, mas eles não estão ativos por padrão, sendo necessário realizar algumas configurações simples, mas que poderão lhe ser bastante úteis em caso de sinistro.


Os passos apresentatos aplicam-se a smartphones Nokia da série N e possívelmente outras séries, e podem facilmente ser adaptados a outras marcas e/ou modelos, bastando para isso consultar o manual de usuário que acompanha o dispositivo.

PIN/PUK do SIM Card (Chip)

Os smartphones GSM dependem de um cartão SIM/USIM (o famoso chip), que fornecem os códigos de acesso a rede da operadora móvel. Este cartão possui um conjunto de códigos (PIN, PIN2, PUK, PUK2, Senha) que são gerados automaticamente pela operadora e constam no verso do cartão plástico que acompanham o SIM.

Destes códigos, o PIN sempre é um código padrão para todos, e deve ser alterado o mais breve possível. Para tanto, pressione Menu > Ferramentas > Configs > Geral > Segurança > Telefone e cartão SIM. Existem algumas opções que devem ser alteradas para a troca do PIN e solicitação do mesmo ao ligar o smartphone.

  • Em Solicitar cód. PIN, mude para Ativado.
  • Em Código PIN, digite o PIN atual (consulte o cartão do SIM), e em seguida, atribua um novo PIN ao SIM, confirmando-o em seguida. Este código é gravado na memória do SIM.
  • Em Per. trav. autom. teclado, mude para o intervalo de tempo desejado. Isto fará com que o teclado trave após algum tempo sem uso, evitando ligações e/ou comandos acidentais.
  • Em Período tr. autom. tel., selecione um intervalo de tempo desejado para que o telefone seja bloqueado por completo, sendo necessário a digitação de um código de desbloqueio para utiliza-lo. Desta forma, você evitará bisbilhoteiros em seu telefone quando não estiver próximo dele.
  • Em Cód. de travamento, altere o código de travamento padrão do telefone (o padrão da Nokia é 12345).
  • Em Bloq. se cart. SIM alterar, mude para Sim.

Com estas configurações, em caso de perda ou roubo de seu smartphone, o mesmo estará 'seguro' para a maioria dos criminosos e bisbilhoteiros. Caso o cartão SIM seja modificado, será exigido o código de bloqueio para autorizar o novo SIM. Uma lista de todos os SIMs autorizados é mantida no smartphone. Depois de bloqueado, por tempo ou via Desligar > Travar Telefone, só será possível acessar o smartphone através da digitação do código de travamento.

Se por algum motivo você esquecer os códigos PIN ou de travamento, entre em contato com sua operadora e Nokia Care respectivamente. Serão solicitados documentos oficiais (RG, CPF, Nota Fiscal) para confirmar a propriedade do SIM e do smartphone.

Estas dicas não garantem privacidade nos dados contidos no cartão de memória presente em modelos que oferecem este recurso, apenas os dados do SIM e memória interna estarão 'protegidos'. Em um próximo artigo, comentarei sobre softwares que auxiliam na recuperação de smartphones perdidos ou roubados.

Nenhum comentário: