Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

quarta-feira, junho 23, 2010

Enviando sitemaps de Google Sites

Se você tem algum site feito com o Google Sites e já tentou sem sucesso submeter um sitemap para o Google Webmasters Tools, ou está procurando saber como fazer isto, este artigo é para você!

Hoje precisei submeter sitemaps para meus sites www.alexandrealencar.net e www.alexandrealencar.com, mas para minha surpresa, o link para o sitemap apresentado no site não é compatível com o Google Webmasters Tools. Então, segui as instruções como descritas aqui, e novamente, sem sucesso.



Eis que pensei, se todas as aplicações do Google Apps usam o formato google.com/a/domínio, então, para o sitemap eu também precisaria do /a/ para completar o endereço, e funcionou. Indo ao Google Webmasters Tools colar o endereço para o sitemap, o mesmo não funcionou, pois é assumido que o seu site é a base do endereço. Então, em uma última tentativa, tentei o endereço system/feeds/sitemap e funcionou perfeitamente.

Para adicionar um sitemap a seu site feito em Google Sites, primeiro confirme a propriedade do site colando a meta tag em Mais ações -> Administrar site -> Configurações do site -> Geral ->Verificação das Ferramentas para webmasters do Google.

Feito isto, e supondo que seu site possui um mapeamento como em www.alexandrealencar.com, onde www aponta para sites.google.com/a/alexandrealencar.com/home, vá no Google Webmasters Tools e clique em Enviar um sitemap localizado na parte inferior da página.


Em seguida, clique novamente em Enviar um sitemap e lhe será apresentado uma caixa com o endereço base do seu site. Acrescente system/feeds/sitemap e clique finalmente em Enviar sitemap.

De volta ao Painel, verifique novamente na parte inferior da página, deverá apresentar a informação que seu sitemap foi identificado e carregado com sucesso. Levará algum tempo até todas os endereços serem indexados.

Ao final destes passos, seu sitemap será enviado ao indexador do Google e suas novas páginas serão automaticamente indexadas.

Nenhum comentário: