Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

quinta-feira, junho 04, 2009

Instale o Moonlight e os codecs do Silverlight no Debian Lenny

Se você já passou pela chateação de acessar sites feitos em Silverlight através do GNU/Linux, este post é para você! O Silverlight é um plugin para browsers (inicialmente apenas Internet Explorer) programável desenvolvido pela Microsoft e liberado em outubro de 2008.

O time de desenvolvimento do Mono criou um projeto chamado Moonlight que permite que conteúdos desenvolvidos para Silverlight sejam exibidos em outros sistemas operacionais que não os da Microsoft.

Instalando o Moonlight

Para instalar o Moonlight, certifique-se de ter lido o artigo Otimização o Debian Lenny com novos repositórios postado aqui anteriormente.

Abra o Synaptic (Sistema -> Administração -> Synaptic), clique no ícone Procurar e digite moonlight e clique no botão Procurar. Marque o pacote moonlight para instalação. Volte ao ícone Procurar e digite agora libmoon0, clicando no botão Procurar em seguida e marcando também este pacote para instalação. Clique no ícone Aplicar, aceite as dependências e aguarde o download concluir, bem como a instalação dos pacotes.

Instalando os codecs do Silverlight

Para instalar os codecs do Silverlight, teremos duas alternativas, a instalação através de um acesso a site que dispare a instalação dos mesmos ou a instalação manual, caso a primeira falhe.

Instalação automática

Entre no site Server Quest, quando solicitado da instalação do Media Pack, siga os passos apresentados na tela. Se uma mensagem for apresentada informando que não foi possível realizar a instalação dos codecs com sucesso, siga as instruções da instalação manual abaixo.

Instalação manual

Baixe o Media Pack (x86, x86_64) e salve-o no diretório ${HOME}/.mozilla/plugins/moonlight. Reinicie o Firefox e volte a acessar o site indicado anteriormente, conteúdo deve carregar completamente agora.

Após estes simples passos, você poderá acessar sites cujo o conteúdo é desenvolvido usando Silverlight através de sua estação GNU/Linux.

Nenhum comentário: