Se você costuma usar ferramentas livres para virtualização, como KVM, XEN ou QEMU (que na verdade, hoje trabalham em conjunto), é provavel que você utilize dispositivos de Rede e Armazenamento padrões, o que pode degradar o desempenho das máquinas virtuais. Existe um conjunto de drivers chamado VirtIO que melhoram e muito o desempenho das máquinas virtuais, sejam elas Linux (nativo) ou Windows (através dos drivers da Red Hat e outras).
Os passos a seguir aplicam-se apenas a VM's com sistemas operacionais Microsoft Windows. Para sistemas GNU/Linux com kernels 2.6.25+ os drivers VirtIO são nativos.
Rede:
Como a VM ainda usando o placa de rede padrão, entre no site linux-kvm e baixe os drivers de rede VirtIO. Desligue a VM, troque o tipo de placa de rede para virtio e carregue o Windows. O processo de instalação do novo dispositivo será executado, informe a localização do driver como de costume.
Armazenamento:
Entre no site do linux-kvm e baixe os drivers de armazenamento VirtIO. Desligue a VM, adicione um novo disco de qualquer tamanho usando VirtIO e inicie a VM. O Windows irá iniciar o processo de instalação dos drivers, proceda como de costume informando a localização dos arquivos. Ao finalizar a instalação, desligue a VM.
Com a VM desligada, remova o disco que foi adicionado anteriormente e altere o tipo de disco onde encontra-se instalado o sistema operacional para VirtIO e carregue o Windows, que deverá subir usando o novo driver de armazenamento com melhor desempenho.
Fonte: linux-kvm.com
Um comentário:
Redhat Virtio signed drivers
http://rghost.net/853821
Postar um comentário