Já utilizo na estação de trabalho da empresa três monitores de 19" para seprar aplicações como e-mail, gerenciamento e monitoramento em telas distintas, com as aplicações sempre disponíveis.
Para configurar o notebook com Debian Lenny (se aplica a outras distribuições) para suportar a extensão do desktop em outro monitor, edite o arquivo /etc/X11/xorg.conf e na sub-seção Display da seção Secreen, adicione a linha:
Virtual'soma das resoluções horizontais ' 'maior resolução vertical'
Por exemplo, se seu notebook suporta resolução de 1280x800 e seu monitor 1280x1024, a configuração da linha ficará assim:
Virtual 2560 1024
Para que as alterações tenham efeito, salve o arquivo e reinicie o X.org. Para ativar o monitor adicional, será necessário digitar o seguinte comando em um terminal:
Para ativar o segundo monitor a esquerda do noteook
$ xrandr --output VGA --auto --left-of LVDS
Para ativar o segundo monitor a direita do noteook
$ xrandr --output VGA --auto --right-of LVDS
Feito isso, é desfrutar dos benefícios de ter dois monitores para trabalhar, como por exemplo, utilizando as novas versões do OpenOffice.org, que apresenta informações importantes como tempo decorrido, quantidade de slides, uma prévia do próximo slide na tela do notebook, enquanto apresenta o slide atual para o público no projetor.
Nota: Se você não tem um arquivo xorg.conf (o que é normal em distribuições novas, não se preocupe, basta criar um com o seguinte conteúdo:
Section "Screen"
Identifier "Multi-head"
SubSection "Display"
Virtual 2560 1024
EndSubSection
EndSection
Nenhum comentário:
Postar um comentário